[1] Ataques a APIs cresceram 400% no primeiro trimestre. A Salt Security divulgou o Relatório sobre o Estado da Segurança de API do Salt Labs* relativo ao primeiro trimestre de 2023. Esta quinta edição descobriu que os invasores aumentaram suas atividades, com os dados dos clientes da Salt mostrando um aumento de 400% nos invasores exclusivos nos últimos seis meses.
[2] O Brasil segue, pelo segundo ano consecutivo, no topo do pódio de países mais atacados por ransomware (programa malicioso de extorsão) na América Latina.Além de liderar o pódio de alvos da América Latina, o Brasil aparece entre os países mais atacados por ransomware do mundo. Para você ter uma ideia, nosso país teve mais ataques do que China e Japão.
[3] Sete em cada dez PMEs que fazem a cotação do novo seguro de proteção cibernética da Akad acabam reprovadas no teste obrigatório de vulnerabilidade da seguradora.As empresas reprovadas no teste só podem voltar a fazer uma nova cotação para contratar o seguro após ganharem maturidade de proteção a riscos cibernéticos.
[4] Brasil é líder em roubo de credenciais na América Latina! O Brasil tem uma das maiores superfícies de ataques cibernéticos do mundo. Estima-se que em 2022 o país respondeu sozinho por mais da metade (55%) dos roubos de credenciais na América Latina, região que, no período, registrou mais de 6 milhões de ocorrências desse tipo.
[5] Incidentes cibernéticos estão entre as principais ameaças para os negócios em 2023
Segundo levantamento, os crimes cibernéticos custam à economia mundial mais de US$ 1 trilhão por ano, o que representa cerca de 1% do PIB global.
Fontes:
[1] https://www.securityreport.com.br/overview/ataques-a-apis-cresceram-400-no-primeiro-trimestre/
[2] https://olhardigital.com.br/2023/03/21/seguranca/de-novo-brasil-eh-o-pais-latino-mais-atacado-por-ransomware/
[3] https://tiinside.com.br/30/03/2023/maioria-das-pmes-com-seguro-cyber-sao-reprovadas-em-teste-de-vulnerabilidade/
[4] https://tiinside.com.br/30/03/2023/brasil-e-lider-em-roubo-de-credenciais-na-america-latina-diz-pesquisa/
[5] https://www.securityreport.com.br/overview/incidentes-ciberneticos-estao-entre-as-principais-ameacas-para-os-negocios-em-2023/