Skip to content
Blog – Level Two

Notícias e Conceitos sobre Segurança Digital

Principais Metodologias para Segurança Ofensiva

Posted on 29/03/202324/02/2023 By Level Two
Sem categoria

Para executar os serviços de Segurança ofensiva normalmente empresas utilizam metodologias para se basear em quais testes executar e como eles devem ser feitos, com padrões já desenvolvidos e validados.
Para entender melhor sobre isso listamos algumas metodologias muito utilizadas na área de Segurança Cibernética:

  1. Metodologia OSSTMM

A metodologia OSSTMM (Open Source Security Testing Methodology Manual) é uma das mais conhecidas e utilizadas na realização de testes de segurança. Ela é baseada em cinco áreas de testes: informação, pessoal, processo, tecnologia e física. A metodologia enfatiza a necessidade de testes em várias camadas e abordagens diferentes para garantir a segurança geral de um sistema.

  1. Metodologia WSTG da OWASP

A WSTG (Web Security Testing Guide) é uma metodologia de segurança ofensiva específica para testes em aplicações web, desenvolvida pela OWASP (Open Web Application Security Project). Ela é baseada em uma série de etapas que incluem coleta de informações, modelagem de ameaças, análise de vulnerabilidades e exploração de falhas de segurança. A WSTG é um guia abrangente que explica todos os aspectos da segurança em aplicações web, desde a identificação de vulnerabilidades até a correção das falhas encontradas. Ela é frequentemente utilizada por desenvolvedores e equipes de segurança para avaliar a segurança de aplicações web e garantir que elas estejam mais protegidas contra ameaças potenciais. A WSTG é uma metodologia muito respeitada na comunidade de segurança cibernética e é frequentemente atualizada para se adaptar às novas ameaças e vulnerabilidades.

  1. Metodologia PTES

A PTES (Penetration Testing Execution Standard) é uma metodologia de segurança ofensiva que fornece um padrão para realizar testes de segurança em qualquer ambiente. Ela se concentra em cinco fases: pré-teste, inteligência, ameaça de modelo, exploração e pós-teste. A metodologia PTES é uma abordagem abrangente que visa garantir que todos os aspectos do sistema sejam testados.

  1. Metodologia NIST

A NIST (National Institute of Standards and Technology) é uma agência do governo dos Estados Unidos que publicou a metodologia NIST SP 800-115. Ela fornece um guia detalhado para testes de penetração, incluindo processos de planejamento, execução, análise e relatórios de resultados. A NIST é frequentemente utilizada por empresas e organizações governamentais devido ao seu foco na conformidade e segurança regulatória.

Conclusão

As metodologias mencionadas acima são algumas das mais utilizadas na realização de testes de segurança. Cada uma dessas metodologias possui suas próprias vantagens e desvantagens, e a escolha da metodologia a ser utilizada dependerá das necessidades específicas de cada organização. Independentemente da metodologia escolhida, é fundamental que os testes de segurança sejam realizados de forma regular para garantir a proteção contra ameaças potenciais.

A Level Two utiliza atualmente aspectos das metodologias PTES e NIST para o desenvolvimento das suas avaliações e relatórios, porém a equipe técnica da empresa está se adequando a WSTG e começará em breve a utilizá-la como padrão para Análises de Vulnerabilidades em ambientes Web.

Quer saber mais sobre o nosso processo? Fale conosco!

Tags:Afonso da Silva Análise de Sistemas Análise de Vulnerabilidades CyberSec CyberSecurity Desenvolvimento Level Two Level Two Segurança Digital National Institute of Standards and Technology NIST NIST SP 800-115 Open Source Security Testing Methodology Manual OSSTMM OWASP Penetration Testing Execution Standard PenTest PenTesting Programação PTES Segurança Cibernética Segurança Corporativa Segurança da Informação Segurança Digital Startup Tech Tecnologia Web Security Testing Guide WSTG

Navegação de Post

❮ Previous Post: Resumo de Notícias da Semana – #LevelNews4 [20/3 – 24/3]
Next Post: Resumo de Notícias da Semana – #LevelNews5 [27/3 – 31/3] ❯

Veja mais sobre isso

O que é SQL Injection?
22/03/2023

Copyright © 2025 Blog – Level Two.

Theme: Oceanly News Dark by ScriptsTown