[1] Brasil teve aumento de 1% em ataques cibernéticos no primeiro trimestre de 2023.Em novo levantamento global referente ao período de janeiro a março deste ano, a Check Point Research (CPR) aponta que os ataques semanais globais aumentaram 7% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior; enquanto o Brasil registrou aumento de 1% com 1.593 ataques semanais por organização.
[2] Prefeitura de Macapá sofre ciberataque.Na noite desta terça-feira (02), a Prefeitura de Macapá foi alvo de um ataque cibernético em sua conta oficial no Facebook. Segundo comunicado divulgado nas redes sociais, o órgão informou que segue investigando o incidente junto com a plataforma Meta.
[3] 93% das empresas na América Latina priorizam combater ataques de ransomware.A Fortinet divulgou o Relatório Global de Ransomware 2023, baseado em uma pesquisa global conduzida pela companhia, o relatório destaca que a ameaça global de ransomware continua atingindo níveis muito altos e revela que a metade das organizações de todos os tamanhos, regiões e setores foram vítimas no ano passado, com quase três quartos dos entrevistados fazendo alguma forma de pagamento para reaver os dados atacados.
[4] Brasil já ocupa o 2º lugar no ranking mundial de ransomware.O Brasil foi o país das Américas mais atacado por ransomware no ao passado, com índice de 29,9%,e o segundo no ranking mundial, ficando à frente inclusive dos Estados Unidos (24%), terceiro colocado no ranking liderado pela Índia (33,4%) em 2022, de acordo com o relatório Fast Facts de fevereiro fornecedora de soluções de cibersegurança Trend Micro.
[5] Hackers usam carregamento lateral de DLL para evitar detecção.Um grupo de hackers de ameaça persistente avançada (APT), conhecido como Dragon Breath, Golden Eye Dog ou APT-Q-27, está introduzindo uma nova tendência que é o uso de variações complexas da clássica técnica de carregamento lateral de DLL para evitar a detecção.
Fontes:
[1] https://cryptoid.com.br/pesquisas-seguranca-da-informacao-e-ciberseguranca/brasil-teve-aumento-de-1-em-ataques-ciberneticos-no-primeiro-trimestre-de-2023/
[2] https://www.securityreport.com.br/destaques/prefeitura-de-macapa-sofre-invasao-cibernetica/
[3] https://www.securityreport.com.br/overview/93-das-empresas-na-america-latina-priorizam-combater-ataques-de-ransomware/
[4] https://www.cisoadvisor.com.br/brasil-ja-ocupa-o-2o-lugar-no-ranking-mundial-de-ransomware/
[5] https://www.cisoadvisor.com.br/hackers-usam-carregamento-lateral-de-dll-para-evitar-deteccao/