[1] Em novembro de 2020, a Enel sofreu um vazamento de dados. Na ocasição, diversos clientes da região de Osasco (SP) receberam uma notificação da companhia informando o incidente com impactos em informações pessoais, incluindo desde nome completo, endereço e número de conta bancária. Meses depois, uma cliente da Enel entrou na justiça pedindo uma indenização por danos morais.
[2] Os ataques de Ransomware estão cada vez mais presentes e direcionados. Entre os motivos apontados por especialistas está a falta de preparo das empresas para barrar esse tipo de ameaça.O Brasil não está nem de longe imune a esse tipo de ataque e aparece em quarto lugar no ranking dos cinco países mais afetados pelo problema, segundo dados da Accenture, que revelam que 47% dos ataques ocorreram em organizações instaladas nos EUA, seguidos pela Itália (8%), Austrália (8%), Brasil (6%) e Alemanha (6%).
[3] Nesta segunda-feira (20), a Ferrari, uma das maiores marcas de carros esportivos do mundo, comunicou que sofreu um incidente cibernético. Benedetto Vigna, Diretor Executivo da companhia, explicou que o cibercriminoso acessou um número limitado de sistemas no ambiente de TI e que alguns dados relativos aos clientes foram expostos, incluindo nomes, endereços, e-mails e números de telefones.
[4] Hackers injetam ladrões de cartão em módulos de pagamentos! Uma nova campanha de roubo de cartão de crédito adotou uma nova tática em que oculta seu código malicioso dentro do módulo de gateway de pagamento ‘Authorize.net’ para WooCommcerce, permitindo que a violação evite a detecção em verificações de segurança. O WooCommerce é uma popular plataforma de comércio eletrônico para WordPress usada por aproximadamente 40% de todas as lojas online.
[5] Os usuários de um dos mais conhecidos projetos de metaverso do mercado e que mistura realidade virtual com blockchain, têm sido vítimas nos últimos dias de diferentes golpes que começaram a ser realizados após uma invasão envolvendo um funcionário da empresa, resultando no vazamento de informações. Ao clicar no link de acesso ao jogo e ao seu site oficial, as vítimas acabando baixando um vírus que dá o controle da máquina para os golpistas, além de permitir o roubo de informações pessoais.
[6] Ataques DDoS atingem provedores de internet cariocas, deixando clientes sem conexão.Operadoras regionais de internet banda larga do Rio de Janeiro vêm sofrendo com constantes ataques DDoS desde o fim do mês passado. Os ataques vêm gerando lentidão e até interrompendo a conexão de seus clientes. Contudo, há relatos de ocorrências em outros estados brasileiros.
Fontes:
[1] https://www.securityreport.com.br/destaques/a-lgpd-podera-ser-mais-perigosa-do-que-a-legislacao-trabalhista/
[2] https://www.securityreport.com.br/overview/apos-ataques-na-europa-e-na-america-do-norte-ransomware-esxiargs-pode-chegar-ao-brasil/
[3] https://www.securityreport.com.br/destaques/ferrari-sofre-ataque-cibernetico-e-dados-de-clientes-sao-expostos/
[4] https://www.cisoadvisor.com.br/hackers-injetam-ladroes-de-cartao-em-modulos-de-pagamentos/
[5] https://exame.com/future-of-money/usuarios-metaverso-the-sandbox-vitimas-golpe/